domingo, 11 de dezembro de 2011

Final Mundial Interclubes 1981: Flamengo 3 x 0 Liverpool (Jogo Completo)


Flamengo, 30 anos do Mundial: do início à Libertadores

Uma geração de ouro que encantou o mundo. Assim podemos traduzir o time do Flamengo, campeão de todos os títulos possíveis desde o fim da década de 70 até meados dos anos 80. Mas para chegar até à conquista do Mundial Interclubes de 1981 a trajetória não foi tão fácil assim. A conquista da Copa Libertadores foi sofrida e, antes disso, a base do grupo vencedor esteve ameaçada.

Como tudo começou

Em 1978, o Flamengo foi para a decisão do Campeonato Carioca, diante do Vasco, com total responsabilidade do triunfo. Pesavam os últimos insucessos do clube na competição, quando não passou de mero coadjuvante em 75 e 76. Além disso, no ano anterior, em 1977, perdera o título para o Cruz-maltino, nos pênaltis.

O gol de Rondinelli, aos 41 minutos do segundo tempo na decisão de 1978 não só garantiu o título do segundo turno e do Carioca de forma antecipada, sem necessidade de final, como manteve na Gávea uma geração que poderia ter se perdido não fosse aquela cabeçada fulminante.



Análise tática de Mauro Beting

Em 1978, Toninho Baiano voava pela direita. Mas sem a qualidade técnica de Leandro. Com a presença de Claudio Adão no comando de ataque (que não pôde atuar na decisão contra o Vasco), o setor era muito mais técnico. Mas não funcionou tão bem como nos tempos de Nunes. Em 1978, na final, o treinador Cláudio Coutinho usou algo próximo a um 4-2-2-2. Mas a base do time era semelhante ao 4-3-3 em voga. Dois pontas, um centroavante, Zico próximo ao trio ofensivo, Adílio fazendo o vaivém, Carpegiani comandando a marcação e organizando o setor.

Na temporada seguinte, duas competições foram realizadas pela federação de futebol do Rio de Janeiro. Em ambas, o Rubro-Negro sobrou e levou a melhor, conseguindo a façanha de ser tricampeão carioca em dois anos. Com a Cidade Maravilhosa pintada de vermelho e preto, Zico e companhia continuaram sua saga e conquistaram o Brasil, em 1980, pela primeira vez na História.

- Depois daquilo, sabíamos que tínhamos condições de títulos ainda maiores. Fomos em busca disso - disse Zico.

Foi o ponto inicial para a brilhante saga rubro-negra rumo a América do Sul.

A caminhada pela Libertadores